7 de mar. de 2011

jogos de dardos




Regras Gerais:

A altura do alvo é medida pela Mosca (Bull´s Eye), isto é, o centro do alvo. Ele deve ficar a 1,73 m do chão da pista. A distância para o arremesso é de 2,37 m do alvo, os pés do jogador devem ficar atrás dessa marca. Cada jogada é composta de três arremessos,se o dardo cair do alvo antes do jogador buscá-lo, seus pontos não são computados.







Pontuação:
O alvo é dividido em 20 fatias. Cada fatia tem um valor associado, indicado na parte externa (de 1 a 20). A Mosca (círculo vermelho no centro do alvo) vale 50 pontos. O anel verde em volta da Mosca vale a metade, 25 pontos. O anel que passa por fora das fatias duplica os pontos e o mais interno triplica, isto é, se o dardo atinge a fatia indicada com o 5 marca: 5 pontos se for na parte preta, 10 pontos na faixa mais externa e 15 na mais interna Obs.: Para os "leigos" fica a impressão que a Mosca vale mais, no entanto um triplo 20 (faixa mais interna da fatia dos 20 pontos) marca valiosos 10 pontos acima de uma Mosca.


501 (aberto):

Este jogo é a versão mais jogada dos jogos x01, cada jogador começa com 501 pontos. A cada jogada, são subtraídos os pontos obtidos nos três dardos do montante do jogador, para fechar o jogo o jogador tem que atingir 0 ponto acertando o último dardo em um DUPLO (a Mosca também é considerada DUPLO), por exemplo, se faltam 32 pontos, o jogador deve acertar a faixa externa da fatia 16. Se o jogador ultrapassar o no. de pontos restantes ou exatamente os pontos restantes (sem ser no duplo) ou ainda se sobrar apenas um ponto (não existe duplo 1/2), os pontos da jogada não são considerados e a vez passa para o oponente, isto é denominado de "estouro".


x01 (aberto/fechado):



Na verdade o 501 é apenas um dos jogos da família dos x01, assim como o 301, 701, 901, 1001 etc. Para jogos individuais são mais utilizados o 301 ou 501, quando as equipes tem mais jogadores o número dos pontos tende a subir. As regras de todos são iguais exceto o no. de pontos, existe a variação em que os pontos só são contados a partir do arremesso em que o jogador acerta um duplo qualquer. Assim, o jogo pode terminar sem que o oponente tenha aberto o jogo, isto é chamado de uma BICICLETA e é uma das situações mais constrangedoras pela qual um jogador de dardos pode passar. Esta variação é chamada 501 fechado (501 ou qq outro x01) enquanto que a outra leva o nome de 501 aberto.


Cricket:

O objetivo do jogo é fechar os números 20, 19, 18, 17, 16, 15 e a mosca, não importando a ordem. O número é fechado quando o jogador o atinge três vezes. A partir daí, ele pode marcar pontos nesse número até que o oponente também o feche. Para o fechamento da mosca, a mosca propriamente dita vale 2 pontos e a "mosca verde" (green bull - anel verde em volta da mosca) vale 1 ponto, triplos contam três pontos e duplos dois. O jogo termina quando o jogador com maior número de pontos tem todos os números e a mosca fechados, se o jogador que tem menos pontos fecha primeiro, tem que usar os números abertos para alcançar o oponente antes que este feche tudo.Existem muitas variações desse jogo. Entre elas o Mickey Mouse e o Siced Cricket.