14 de fev. de 2011

St. Valentine's Day


A história do Dia dos Namorados - e seu padroeiro - está envolta em mistério. St. Valentine's Day, tal como a conhecemos hoje, contém vestígios da tradição cristã e romana antigas. Então, quem era Saint Valentine e como ele se tornou associado a este antigo rito?
Uma lenda afirma que Valentim era um sacerdote que serviu durante o terceiro século em Roma.  Quando o imperador Claudius II decidiu que os homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com esposas e famílias, ele proibiu o casamento para homens jovens - seus soldados em potencial. Valentine, percebendo a injustiça do decreto, desafiou Claudius e continuou a realizar casamentos de jovens amantes em segredo. Quando as ações de Valentine foram descobertas, Claudius ordenou que ele fosse condenado à morte.
Outras histórias sugerem que Valentine pode ter sido morto por tentar ajudar os Cristãos a escaparem das prisões romanas onde eram freqüentemente espancados e torturados. 
Outra lenda reza que Valentine enviou o primeiro "valentine" enquanto estava na prisão. Acredita-se que Valentim se apaixonou por uma jovem - que pode ter sido a filha do seu carcereiro - que o visitou durante seu confinamento. Antes de sua morte, ele escreveu uma carta para ela, que assinou "From your Valentine", expressão que ainda está em uso hoje. 
Embora a verdade por trás das lendas de Valentine é obscura, as histórias certamente enfatizam seu apelo como uma figura simpática, heróica, e, principalmente, romântica. Não é nenhuma surpresa que na Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e França.